:: Procedimentos

Inspeção termográfica

Os elementos envolvidos na realização da inspeção termográfica são descritos abaixo, de acordo com suas qualificações e tarefas:

Inspetor de Termografia:  É o profissional habilitado a realizar inspeções termográficas, através da operação de um sistema infravermelho (Termovisor), observando e analisando os equipamentos com sobreaquecimento. As seguintes situações devem ser garantidas, na atuação do Inspetor de Termografia:  

Deslocar-se sempre acompanhado nas instalações da contratante.  

Somente realizar atividades em condições permitidas aos funcionários da contratante.  

  Não se envolver em atividades operacionais de equipamentos da contratante.  

Não realizar abertura e fechamento de painéis elétricos, esse trabalho deverá ser executado por eletricista qualificado da contratada.

Assistente Técnico:  É o profissional da empresa contratante, designado para acompanhar e dar o necessário suporte à realização da inspeção termográfica, suas principais atribuições são;  

Estar familiarizado com os equipamentos inspecionados, se possível seu histórico.  

Orientar a realização da melhor rota para a inspeção.  

Solicitar junto ao cliente todas as autorizações necessárias para execução dos serviços.  

Conhecer as normas de segurança de cada área da empresa, bem como os EPI's necessários.  

Efetuar abertura de compartimentos e portas dos equipamentos e painéis a serem inspecionados.


Procedimentos para inspeção termográfica

O plano de trabalho da inspeção termográfica a ser executado compreenderá nas seguintes etapas:  

Autorização dos serviços:  Solicitação de permissão para acesso aos locais e equipamentos.

Cadastramento de campo:  Será elaborado um roteiro identificando todas as áreas e os equipamentos a serem inspecionados.

Início da inspeção:  Após a identificação das áreas e equipamentos, o assistente técnico deverá abrir a porta ou compartimento para liberar o acesso aos componentes elétricos internos dos painéis, em seguida o Inspetor de termografia inspecionará os componentes com um termovisor a fim de detectar pontos com sobreaquecimento, que normalmente são gerados por mau contato, componente defeituoso, falha de montagem ou mesmo  a possibilidade de um equipamento mal dimensionado. A cada ponto detectado, o inspetor registrará a imagem térmica colorida com alta sensibilidade, a qual será armazenada em um banco de dados na memória do equipamento. Através deste método será possível acessar e pré-analisar as imagens gravadas ainda em campo, determinando os níveis de criticidade das anormalidades. Além da imagem térmica será efetuada foto digital do componente aquecido para melhor visualização e localização do equipamento.

Relatório técnico:  Através de recurso de computação, será elaborado o relatório   contendo, além das imagens térmicas e fotos digitais, as condições ambientais  e operacionais do sistema no momento da medição. Os problemas encontrados serão registrados individualmente em folhas de inspeção contendo as seguintes informações:

Identificação da empresa, data, descrição e localização do equipamento, bem como, informações de temperatura, variáveis envolvidas para os cálculos de sobreaquecimento, critério de classificação, correção da temperatura para carga nominal do equipamento, conclusões e recomendações. O relatório final será encaminhado via e-mail  e impresso.


AW Service Ltda
Fones: (11) 3655-4854 / (11) 3539-3131
São Paulo - SP
termografia@awservice.com.br